O padre Clemilson Teodoro, da Paróquia Santa Luzia, destacou a importância da data e a participação massiva dos fiéis: “Esta data é oportunidade de recordarmos a eucaristia, memorial vivo da presença de Jesus. Com isso assumimos o compromisso de trabalhar pela comunhão, pela fraternidade, pela solidariedade. Esse compromisso de promover o mundo melhor.” A parceria entre a Prefeitura, o Circuito Religioso e as comunidades foi essencial para o sucesso das celebrações.
O Corpus Christi em Ribeirão Pires teve início com uma missa na Tenda Multicultural, seguida por uma procissão até o Hospital e Maternidade São Lucas, onde foi feita uma oração aos pacientes e à unidade hospitalar. O ponto alto da celebração foi a passagem pela rua Padre Marcos Simoni, seguida por uma benção na Vila do Doce.
Durante a procissão, o casal Antonia Berbel Lopes, 72 anos, e Francisco Cuntieiro, 73, destacaram a importância do Corpus Christi e a beleza da celebração. “Hoje é o dia mais importante de toda a eucaristia de Jesus. Olha que coisa linda, carregar Jesus através do Santíssimo. Vendo essa multidão cantando e louvando Jesus, que tanto nós precisamos”, disse Antonia, emocionada.
Além das celebrações religiosas, a comunidade católica de Ribeirão Pires se uniu para confeccionar o tradicional tapete de Corpus Christi, feito com serragem colorida e pó de café. Mesmo com o frio intenso, centenas de voluntários se dedicaram à confecção, que terminou na madrugada do feriado. A participação e a devoção dos fiéis marcaram mais uma edição do Corpus Christi na cidade.