A marca de 11°C se manteve até as 7h, conforme os registros da estação automática no mesmo local. A previsão é de que essa temperatura seja atualizada às 21h com a medição manual final. Anteriormente, a menor temperatura do ano havia sido registrada em 19 de abril, com 14,2°C.
Para o restante do dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo aponta que o sol deve predominar e ajudar a amenizar a sensação de frio. No entanto, a massa de ar polar em atuação mantém as temperaturas baixas na capital.
A previsão do tempo indica que o feriado prolongado de Corpus Christi continuará com temperaturas baixas em São Paulo, pelo menos até sábado (1º), com a variação podendo ficar entre 12ºC e 23ºC. Não há previsão de chuva nos próximos dias.
O meteorologista Ernesto Alvin Grammelsbacher, do Inmet, explica que a massa de ar frio que se desloca de oeste para leste está perdendo sua intensidade, e a partir de quinta-feira (30), as temperaturas começarão a subir gradualmente.
Em resposta à queda da temperatura, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou a Operação Baixas Temperaturas na segunda-feira (27). Dez tendas foram montadas em pontos estratégicos da cidade para atender a população em situação de rua ou vulnerabilidade, oferecendo alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, das 18h à meia-noite.
Além disso, a gestão de Ricardo Nunes (MDB) também está distribuindo cobertores e encaminhando as pessoas atendidas para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. A expectativa é de que as temperaturas voltem a subir a partir do dia 30, trazendo um alívio para a intensidade do frio que tem atingido a cidade nos últimos dias.