Milhares de estudantes no sul do Brasil sofrem com trauma após enchentes catastróficas fecharem escolas e gerarem preocupações com saúde mental

Milhares de estudantes no sul do Brasil enfrentam um mês de afastamento de suas salas de aula devido às enchentes devastadoras que atingiram a região, transformando escolas em abrigos e levantando preocupações sobre a saúde mental dos jovens. No Rio Grande do Sul, Estado mais afetado pelas chuvas intensas que começaram no final de abril, quase 20% das mais de 2.000 escolas públicas permanecem fechadas, impactando cerca de 185.000 estudantes.

A secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, expressou profunda preocupação com o trauma vivido pelas crianças afetadas pelas enchentes, relatando que muitas delas entram em estado de pânico ao menor sinal de chuva. A situação é alarmante, com escolas parcialmente submersas e salas de aula cobertas de lama na região norte da capital Porto Alegre.

Os impactos das enchentes vão além da infraestrutura física das escolas, abrangendo também os aspectos pedagógicos, emocionais e psicológicos dos estudantes. A expectativa é de que as aulas sejam retomadas no início de junho, com os funcionários das escolas preparados para oferecer suporte emocional aos alunos e suas famílias.

Para Sophia Souza Assumpção, aluna do último ano do ensino médio na escola Roosevelt, a combinação de enchentes e a interrupção das aulas devido à pandemia de Covid-19 gera um sentimento de angústia e incerteza. O diretor da escola, Márcio Freitas, reconhece os desafios enfrentados na educação pública ao longo do ano, porém ressalta a necessidade de manter o foco em superar as adversidades.

Apesar das dificuldades, a comunidade educacional do sul do Brasil segue buscando formas de lidar com os impactos das enchentes e garantir o bem-estar dos estudantes. A superação e a resiliência se mostram como valores fundamentais neste momento de crise, reforçando a importância da educação como pilar de apoio e transformação diante das adversidades.

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