O ato de assinatura da ordem de serviço ocorreu no pátio ferroviário de Campinas, local onde será construída a estação do TIC. Durante o evento, apoiadores se fizeram presentes e manifestaram entusiasmo com a iniciativa, entoando coros com vuvuzelas e berrantes.
Além da assinatura do projeto do TIC, o governador também decretou a criação do programa São Paulo Sobre Trilhos, que tem como objetivo ampliar o uso do modal ferroviário de passageiros em todo o estado. Esse programa envolve um investimento de R$ 191 bilhões e terá mais detalhes publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30).
A reativação da ligação entre Campinas e São Paulo é um projeto que já se arrasta por mais de duas décadas, iniciando em 2002, quando a ferrovia que ligava as duas cidades foi desativada. Em 2020, durante o mandato de João Doria, o projeto foi retomado, porém enfrentou burocracias que impediram sua efetivação. No entanto, com a gestão de Tarcísio de Freitas, a iniciativa ganhou força e se tornou uma das principais bandeiras do atual governo.
Além da ligação Campinas-São Paulo, o governador anunciou estudos para outras possíveis ligações ferroviárias, como Sorocaba-Campinas e Campinas-Ribeirão Preto. As rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que apresentam congestionamentos crônicos, poderão ser aliviadas com a implantação do TIC, que promete reduzir o tempo de viagem de Campinas a São Paulo de mais de duas horas para apenas 60 minutos.
A empresa chinesa CRRC será responsável pela operação do modal ferroviário, e o governador ainda prometeu a realização de outras obras ferroviárias no estado, como a ligação de Sorocaba à capital em 2025. Mesmo diante de questionamentos sobre a viabilidade e a sobrecarga do estado, Tarcísio garantiu que as obras serão realizadas de forma planejada e sem prejudicar a máquina pública.
Com essas iniciativas, o governador mostra seu compromisso em desenvolver a infraestrutura de transporte em São Paulo, visando tornar o estado mais conectado e eficiente. As promessas de melhorias no transporte ferroviário no interior do estado indicam um avanço significativo na mobilidade urbana e na redução de emissão de CO2. A população de 15 milhões de habitantes atendida por esse projeto certamente aguarda ansiosamente a sua efetivação.