Durante a pandemia de covid-19, as equipes do Samu se destacaram pelo trabalho incansável e de qualidade prestado à população brasileira, enfrentando diversos obstáculos para salvar vidas. Segundo os parlamentares, a homenagem aos profissionais do Samu é mais do que merecida diante da relevância do serviço prestado.
O histórico do Samu remonta ao primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi criado por meio do Decreto 5.055, de 27 de abril de 2004, assinado por Lula e pelo então ministro da Saúde, Humberto Costa. Integrando a Política Nacional de Atenção às Urgências, o Samu é essencial para a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.
O serviço, acessível pelo número 192, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo orientações e envio de equipes capacitadas em veículos especializados. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Samu está presente em quase 4 mil municípios, atendendo mais de 80% da população brasileira.
A importância do Samu na prestação de atendimento de urgência e na prevenção de agravamentos de saúde e óbitos é incontestável, sendo motivo de orgulho para o país. A sessão solene no Congresso Nacional representa o reconhecimento do papel fundamental desempenhado por esses profissionais ao longo dos 20 anos de existência do serviço.