De acordo com as estatísticas oficiais da polícia, foram registradas 46 mortes violentas nos primeiros quatro meses deste ano nas sete cidades do Grande ABC. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 53 homicídios, representando uma queda de 13,2% nesse tipo de crime. No entanto, individualmente, Mauá registrou um aumento de 33,3% nos assassinatos, passando de 9 para 12 ocorrências. Ribeirão Pires, que não teve nenhum caso no ano anterior, registrou três mortes.
Já em São Caetano, houve um aumento significativo no número de homicídios, dobrando em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023, a cidade registrou um caso, enquanto em 2024, foram registrados dois. Com isso, o número de mortes já iguala o total de todo o ano anterior.
Além disso, São Caetano também observou um aumento nos casos de furto, com um aumento de 8,9% nos boletins de ocorrência registrados de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já em São Bernardo, os furtos aumentaram em 37,9%, enquanto em Ribeirão Pires os roubos apresentaram um crescimento sensível.
Por fim, os casos de estupro na região tiveram uma queda geral, com exceção de Mauá, que registrou um aumento de 14,3% nesse tipo de crime. Esses dados refletem a dinâmica da criminalidade na região do Grande ABC e revelam os desafios enfrentados pelas autoridades de segurança pública.