De acordo com o governo estadual, a CEEE Grupo Equatorial enfrenta problemas em 42.670 pontos, afetando cerca de 2,2% de seus clientes. Porto Alegre é uma das cidades mais impactadas, com 33 mil clientes sem energia elétrica, sendo que os desligamentos foram realizados por motivos de segurança, conforme solicitação da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da prefeitura.
Por sua vez, a RGE Sul atua em 381 municípios e possui cerca de 70 mil pontos sem energia elétrica, afetando aproximadamente 2,3% de seus clientes. A empresa enfrenta desafios logísticos devido a bloqueios em estradas estaduais e federais, que impedem o livre tráfego de veículos necessários para a manutenção dos serviços.
Além dos problemas de energia elétrica, há relatos de clientes da Vivo em dois municípios sem serviços de telefonia e internet, enquanto Tim e Claro já normalizaram suas operações. A Corsan, responsável pelos sistemas de água e esgoto, informou que seus serviços estão normalizados em todo o estado, após um período de grave crise que deixou 906 mil pontos sem água em 4 de maio.
As equipes de trabalho das empresas e órgãos responsáveis estão empenhadas em restabelecer a energia elétrica e os demais serviços afetados pelas intempéries, visando trazer alívio e segurança para a população gaúcha. A situação ainda é desafiadora, mas a união de esforços e a solidariedade entre os envolvidos são fundamentais para superar essa crise e reconstruir o estado.