Segundo dados da Climatempo, a menor temperatura registrada em 2024 até o momento foi de 14,2ºC, em 19 de abril. A tendência é de chuva nos dois dias, com previsão de maior intensidade no domingo, o que pode acarretar em alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra em áreas de risco, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.
A queda brusca na temperatura promete ser uma mudança radical para os moradores da cidade, que têm enfrentado semanas de calor intenso devido a um bloqueio atmosférico que persistia sobre o estado. O meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, explica que a chegada da frente fria vai provocar uma mudança no cenário climático, permitindo a entrada de uma forte massa de ar polar.
O contraste entre o calorão enfrentado durante boa parte do mês e a repentina queda na temperatura no último fim de semana de maio chama atenção para as mudanças climáticas em curso. Com a capital registrando temperatura recorde de 32,8ºC no início do mês, maio de 2024 promete fechar como um dos mais quentes desde 2004.
Até o momento, a média da temperatura máxima em maio era de 28,8ºC, 5,3ºC acima da média histórica para o mês. A mudança no clima trazida pela frente fria promete uma nova experiência para os paulistanos, que terão que se preparar para o frio intenso que se aproxima.