A orientação da Defesa Civil se baseou em um relatório do Gamma (Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul), que é composto por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Defesa Civil, do Ministério Público, da Universidade do Vale do Taquari e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A medida de evacuação contou com o apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Secretaria do Meio Ambiente.
O Gamma é responsável por avaliar locais com risco de movimentação de massa, como deslizamentos, e tem como foco inicial as cidades atingidas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul, começando pelo Vale do Taquari. Em Cruzeiro do Sul, a população já enfrentou enchentes históricas em anos anteriores, com bairros sendo totalmente destruídos e um número significativo de vítimas fatais.
Antes do alerta de evacuação, a prefeitura de Cruzeiro do Sul estava realizando estudos para investigar o surgimento de fissuras no solo e em imóveis da região. A perfuração do solo em busca de rochas e a instalação de piezômetros são algumas das ações tomadas para avaliar a situação e prevenir deslizamentos.
A população local está apreensiva e contando com o apoio das autoridades responsáveis para garantir a segurança de todos os moradores do bairro Morro Toca dos Corvos. É fundamental que medidas preventivas sejam tomadas com rapidez e eficiência para evitar novas tragédias na região.