O prefeito Orlando Morando ressaltou que este será o primeiro equipamento público gerido pelo Estado em São Bernardo, com o apoio do governador Tarcísio de Freitas. Morando destacou a importância da parceria, ressaltando os altos custos anuais que cada serviço de saúde demanda. O investimento total para a execução do projeto será de R$ 18.621.124,81, provenientes do município, que incluem a reformulação da estrutura predial para abrigar o novo serviço.
O novo AME irá oferecer uma ampla gama de serviços especializados, como consultas em diversas áreas médicas, exames, serviços de enfermagem, farmácia clínica, fisioterapia e nutrição. A estrutura contará com 13 consultórios médicos, oito salas de exames, sala de medicamentos, salas de procedimentos, recepções, copa, refeitório, vestiário de funcionários, farmácia, esterilização e setor de resíduos. A capacidade do novo equipamento permitirá a realização de aproximadamente 10 mil consultas médicas por mês, além de 3,5 mil consultas não médicas, 800 cirurgias e mais de 24 mil exames.
Com a previsão de atender o primeiro paciente ainda este ano, o AME de São Bernardo representa um avanço significativo na saúde pública da cidade e região, garantindo um atendimento de qualidade e especializado para a população. A expectativa é de que o novo equipamento contribua para a melhoria dos índices de saúde e bem-estar dos moradores de São Bernardo e arredores.