Fortes chuvas em Santa Catarina deixam ao menos 704 pessoas fora de casa e previsão de novos temporais no estado

As fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina no último final de semana deixaram ao menos 704 pessoas desalojadas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil local. A região mais afetada foi o Vale do Itajaí, onde 82 pessoas estão desalojadas e 622 desabrigadas. A previsão é que novas chuvas ocorram entre a noite de quinta-feira e sexta-feira devido a uma frente fria que se aproxima do estado.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o Vale do Itajaí deve enfrentar chuvas intensas na sexta-feira, porém o tempo deve melhorar rapidamente no sábado, com a volta do sol, embora esteja previsto um período de muito frio. A especialista destaca que, apesar da possibilidade de chuvas fortes, não se espera um volume tão elevado quanto o registrado no último final de semana.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um boletim indicando risco moderado de inundações e deslizamentos de terra em algumas partes de Santa Catarina entre terça e sexta-feira. Já no estado vizinho do Rio Grande do Sul, a situação é mais preocupante, com risco considerado moderado e alto de deslizamentos de terra e inundações.

Apesar da trégua temporária nas chuvas, o solo encharcado em áreas afetadas pelas inundações pode representar um risco quando as chuvas retornarem. O governo de Santa Catarina já providenciou auxílio para algumas cidades afetadas, distribuindo cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, e colchões.

Diante do cenário de instabilidade climática, é necessário que a população esteja atenta e se mantenha informada sobre possíveis medidas de precaução. A união de esforços entre órgãos públicos e civis é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população diante das adversidades climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo