Segundo informações do governo federal, a chegada dos novos voluntários permitirá que equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, atuem de forma simultânea em dez municípios classificados como prioritários para o enfrentamento da pandemia.
Em apenas 15 dias de atuação no Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS já realizou mais de 3,5 mil atendimentos, sendo 2.041 deles apenas no Hospital de Campanha de Canoas. Outras unidades, como a de Porto Alegre e São Leopoldo, também registraram um grande número de atendimentos, contabilizando 503 e 47 atendimentos, respectivamente. As equipes volantes ainda realizaram atendimentos para 887 pessoas, além de 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.
De acordo com dados do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o Rio Grande do Sul, 25% dos atendimentos em saúde no estado estão relacionados a doenças respiratórias, enquanto 7% são de doenças diarreicas.
Além disso, o município de Novo Hamburgo receberá em breve o quarto hospital de campanha, que contará com seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem. A unidade terá capacidade para atender entre 150 e 200 pacientes diariamente, funcionando 24 horas por dia.
A montagem da nova estrutura já está em andamento e em breve o início de seu funcionamento será divulgado pelo Ministério da Saúde. Essas ações visam reforçar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul e garantir atendimento de qualidade à população durante a pandemia.