Ele defendeu as mudanças em normas ambientais sancionadas por ele em 2020, após assumir o governo, e ressaltou que seu governo respeita as questões ambientais e busca soluções para enfrentar desafios como as enchentes na região. Em meio às críticas, Leite destacou que não se pode negligenciar o tema ambiental diante de outras agendas governamentais.
O governador também abordou a questão da polarização política, que, segundo ele, prejudica a busca por soluções para os problemas enfrentados pelo estado. Leite enfatizou a importância de focar nas soluções em vez de procurar culpados, ressaltando a responsabilidade do governo em resolver essas questões.
Para justificar os investimentos em questões ambientais, Leite apontou a ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros, a aquisição de um helicóptero para auxiliar nas enchentes, novas embarcações e jet skis para resgates, além da compra de um radar meteorológico para uma região do estado que não possui o serviço, o que contribuirá para prever e combater eventuais tragédias.
Com isso, o governador reforçou seu compromisso com a questão ambiental e destacou as medidas tomadas por seu governo para lidar com as enchentes e garantir a segurança da população. A entrevista no “Roda Viva” foi mais uma oportunidade para Leite esclarecer sua postura em relação a esses temas e apresentar as ações em andamento para proteger o estado do Rio Grande do Sul.