Prefeitura de Rio Grande inicia transferência de pacientes de hospitais devido a enchentes na Lagoa dos Patos e nível recorde de chuvas.

O aumento do nível da Lagoa dos Patos e as enchentes que atingiram diversas áreas da cidade de Rio Grande (RS) levaram a prefeitura a iniciar um processo de transferência de pacientes internados nos hospitais locais, como a Santa Casa e o HU/FURGS. A remoção teve início na última sexta-feira (17) e foi feita de forma escalonada, começando pelos pacientes em UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e seguindo para os de alta dependência e posteriormente os de maior autonomia, que serão realocados para hospitais na região sul da cidade, menos afetada pelas cheias.

O aumento do nível da Lagoa dos Patos foi causado pela diminuição do lago Guaíba, fazendo com que a água fluísse em direção à região sul do Rio Grande do Sul, atingindo cidades como Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, resultando em alagamentos e enchentes que já causaram a morte de mais de 150 pessoas e afetaram cerca de 2,1 milhões de habitantes do estado.

No município de Rio Grande, com seus 211,9 mil habitantes, já há 750 moradores nos dez abrigos em funcionamento, e nove outros locais estão sendo preparados para receber desalojados e desabrigados. O Centro Histórico da cidade foi afetado pelos alagamentos, levando à suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 29 de maio e afetando o transporte coletivo local.

O nível da lagoa dos Patos estava em 2,44 m – 54 cm acima do nível de alagamento – na região do Cais, com impactos significativos nas ilhas, que tiveram o acesso terrestre interrompido. A prefeitura vem distribuindo cestas básicas para os moradores das áreas mais afetadas, numa tentativa de minimizar os impactos causados pelas enchentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo