Repórter São Paulo – SP – Brasil

Projeto aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor proíbe propagandas enganosas de consórcios, incluindo responsabilidade dos representantes.

Na última terça-feira (15/05/2024), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que tem como objetivo proibir administradoras de consórcio de veicularem anúncios publicitários que sugiram que os novos consorciados serão contemplados imediatamente após a assinatura do contrato, sem a necessidade de sorteio ou oferta de lance.

O relator do Projeto de Lei 4056/21, o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), recomendou a aprovação do texto e incluiu uma emenda que ressalta a responsabilidade dos consórcios pelos atos praticados por seus representantes. Ribeiro destacou que a medida tem o objetivo de coibir propagandas enganosas no mercado de consórcios, garantindo a proteção dos consumidores de boa-fé.

Para o deputado, é inaceitável que os consumidores sejam induzidos ao erro na aquisição de cotas de consórcios que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. O projeto, apresentado pelo deputado Helio Lopes (PL-RJ), propõe alterações na Lei do Consórcio e agora aguarda análise nas comissões de Finanças e Tributação, assim como na de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.

Essa iniciativa busca proteger os consumidores de práticas abusivas por parte das administradoras de consórcio, garantindo que as informações veiculadas nos anúncios sejam transparentes e não levem a enganos por parte dos aderentes. A atuação da Comissão de Defesa do Consumidor reforça o compromisso do legislativo em zelar pelos interesses dos cidadãos e assegurar que seus direitos sejam respeitados.

Agora, cabe às próximas comissões analisarem o projeto para que ele possa avançar no processo legislativo e se tornar uma lei que traga benefícios e proteção aos consumidores que optam por participar de consórcios. A atuação do deputado Ribeiro e dos demais parlamentares envolvidos nessa iniciativa demonstra a preocupação em garantir relações mais transparentes e justas no mercado de consórcios.

Sair da versão mobile