Produções de Santo André são destaque na Mostra Circuito Tela Verde do MMA com projeto “Água, Câmera e Ação”

Três curtas-metragens produzidos pela cidade de Santo André foram escolhidos para integrar a Mostra Circuito Tela Verde, iniciativa promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Os filmes fazem parte do projeto “Água, Câmera e Ação”, que tem como objetivo divulgar e promover ações de educação ambiental por meio de produções sobre temáticas socioambientais.

Os curtas selecionados, intitulados ‘Água e Gênero’, ‘Mancha Urbana’ e ‘Reflorestar’, foram desenvolvidos no âmbito do projeto e serão exibidos em salas verdes e espaços exibidores que serão definidos pelo Governo Federal ainda este mês. Ao todo, o MMA selecionou 48 filmes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, com foco em temas como florestas, ambiente urbano, biodiversidade e povos e comunidades tradicionais.

O projeto “Água, Câmera e Ação” foi uma iniciativa do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) realizada entre 2020 e 2022, contando com a participação de 325 jovens da cidade. Além disso, a ação foi reconhecida internacionalmente com o Prêmio das Cidades Educadoras, ao lado de iniciativas do México e Portugal, em fevereiro de 2024.

O sucesso do projeto e a seleção dos filmes para a Mostra Circuito Tela Verde são reflexo do empenho e do comprometimento do Semasa e dos jovens andreenses envolvidos. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site oficial do Semasa, disponível em www.semasa.sp.gov.br/aca.

Essa conquista reforça a importância da conscientização ambiental e da utilização da arte e da cultura como ferramentas de educação e sensibilização da população. A participação no Circuito Tela Verde coloca os curtas-metragens de Santo André em destaque no cenário nacional, contribuindo para amplificar as mensagens de preservação e sustentabilidade transmitidas pelas produções audiovisuais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo