A chegada da frente fria é o que deve proporcionar essa mudança no clima. O bloqueio atmosférico que estava atuando sobre boa parte do país desde o mês passado deve enfraquecer, o que favorece a ocorrência de chuvas. A previsão é que as temperaturas máximas caiam cerca de 7ºC em comparação com o dia anterior.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a máxima prevista para esta terça é de 23ºC, próxima à média para o mês na cidade. A mínima está estimada em 17ºC. A chuva, por sua vez, deve acontecer de forma fraca e isolada, principalmente entre a tarde e a noite.
A última chuva registrada em São Paulo foi em 17 de abril, ou seja, há 27 dias. O período de seca e altas temperaturas foi resultado de um forte bloqueio atmosférico que se manteve desde o final de abril. A capital paulista chegou a registrar 32,8ºC, o dia mais quente do mês de maio desde que as medições começaram em 1943.
Além da diminuição da temperatura e da possibilidade de chuva, São Paulo também deve apresentar nebulosidade e riscos de ventania. A Marinha emitiu um alerta para ventos de até 60 km/h nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar do alívio momentâneo, as previsões indicam que as temperaturas devem voltar a subir na quinta-feira e podem chegar perto dos 30ºC novamente. O Inmet também prevê chuvas rápidas até o fim do mês no estado de São Paulo.
A expectativa é que essas chuvas contribuam para amenizar os problemas de seca e calor excessivo enfrentados recentemente pela região.