Nível do lago Guaíba em Porto Alegre atinge recorde de 5,20 metros em 24 horas, cidade enfrenta corrida contra o tempo.

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, está enfrentando uma situação crítica com o aumento do nível do lago Guaíba. Nas últimas 24 horas, o nível do lago subiu 0,42 metros, atingindo a marca de 5,20 metros às 07h15 desta terça-feira (14). Isso representa um rápido aumento em relação aos 4,78 metros registrados na manhã de segunda-feira (13).

As autoridades locais têm agido rapidamente para tentar conter os impactos das inundações e resgatar os moradores que ainda estão em áreas de risco. O grande volume de chuvas que vem atingindo a região desde o fim de semana tem contribuído para a elevação do nível do lago, ameaçando áreas que antes não estavam alagadas.

A previsão é que o nível do lago alcance os 5,40 metros, um recorde histórico, ainda nesta terça-feira. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul alerta para a gravidade da situação, pois desde o último sábado o nível do lago tem aumentado de forma constante. Até as 21h15 desta segunda-feira, o nível já estava em 5,11 metros.

O cenário é de alerta máximo, considerando que o nível de alerta do lago é de 2,5 metros e a inundação ocorre a partir dos 3 metros. A situação é agravada pelo acúmulo de chuvas ao longo dos principais rios que deságuam no Guaíba, prejudicando o escoamento das águas.

Especialistas alertam que a cidade de Porto Alegre ainda pode permanecer inundada por até um mês, devido à sequência de chuvas e ao dificultado escoamento das águas. A previsão é que as chuvas diminuam a partir desta terça-feira, mas há uma expectativa de retorno na sexta-feira e ao longo do fim de semana.

As inundações já causaram mais de 140 mortes e afetam cerca de 2 milhões de pessoas em diversas cidades gaúchas. A população e as autoridades locais precisam estar atentas e preparadas para lidar com os impactos dessas chuvas intensas e do aumento do nível do lago Guaíba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo