Repórter São Paulo – SP – Brasil

Auditores reclamam exclusão no processo de elaboração do novo regimento interno da Receita Federal: falta de transparência e democracia preocupam.

No dia 14 de maio de 2024, a Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados irá se reunir para debater o processo de elaboração do novo regimento interno da Receita Federal. A audiência foi sugerida pela deputada Erika Kokay, do PT-DF, e está marcada para ocorrer no plenário 8 a partir das 14 horas.

Erika Kokay levanta a questão de que desde julho de 2023 está em andamento o processo de criação de um novo regimento interno para a Receita Federal, porém, ela argumenta que a elaboração das novas normas está sendo feita de maneira pouco transparente e democrática. A deputada ressalta que o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal tem feito requisições sobre o conteúdo dessa reestruturação, porém, sem sucesso de abertura de canais de discussão.

Neste contexto de reforma tributária, Erika Kokay enfatiza a importância de fortalecer a Receita Federal, visto que mudanças estruturais num momento crucial como esse irão impor desafios significativos, exigindo uma abordagem cautelosa. A deputada enfatiza a necessidade de um processo mais transparente e inclusivo de elaboração do novo regimento interno, garantindo a participação e o diálogo com os auditores fiscais.

A discussão sobre as mudanças no regimento interno da Receita Federal ganha relevância no contexto atual de reformas e transformações no sistema tributário do país. A transparência e a participação ativa dos envolvidos no processo são fundamentais para garantir a eficácia e a legitimidade das mudanças propostas.

Sair da versão mobile