No primeiro dia de provas, os candidatos terão que realizar a redação, além das avaliações de linguagens e ciências humanas. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.
As inscrições para o Enem 2024 estarão abertas no período de 27 de maio a 7 de junho. Os candidatos devem se inscrever através do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o valor da taxa é de R$ 85.
Mesmo os estudantes que obtiveram isenção da taxa de inscrição, como os da rede pública, ainda precisam realizar o processo de inscrição. Somente após completar essa etapa, o aluno estará apto a realizar a prova.
A divulgação do gabarito está prevista para o dia 20 de novembro, enquanto o resultado final deverá ser divulgado em 13 de janeiro de 2025.
O Enem é reconhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, mas também é utilizado por instituições privadas, universidades internacionais e programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
É importante ressaltar a relevância do Enem como instrumento de acesso à educação superior e a oportunidades educacionais diversas, garantindo a democratização do ensino e a promoção da igualdade de oportunidades. Os candidatos devem se preparar com antecedência e se dedicar aos estudos para obter um bom desempenho na prova.