Brasileira condenada por tráfico de drogas na Tailândia recebe perdão real e tem pena atenuada após cumprir dois anos.

A brasileira Mary Hellen Coelho da Silva, de 24 anos, teve sua pena atenuada e recebeu perdão real na Tailândia por tráfico internacional de drogas. A mineira, natural de Pouso Alegre, foi presa no aeroporto de Bancoc em fevereiro de 2022, após desembarcar com 15,5 kg de cocaína. Além dela, outros dois brasileiros também foram detidos no mesmo dia por envolvimento com drogas.

Após sua condenação a nove anos e seis meses de prisão e uma multa de 750 mil baht, Mary Hellen teve sua pena civil perdoada pelo rei Maha Vajiralongkorn. A pena de reclusão, no entanto, continua válida, sendo que a brasileira já cumpriu dois dos nove anos de sentença.

Caso não tivesse recebido o perdão e não pagasse a multa, Mary Hellen poderia ter sua pena aumentada em mais dois anos, totalizando 11 anos e seis meses de prisão. Sua advogada ressaltou o bom comportamento da detenta e alegou que ela não apresenta histórico de crimes no Brasil, o que justificou o pedido de perdão da multa.

A brasileira foi informada sobre o perdão em abril, porém a defesa não revelou se ela nega o crime. Durante o julgamento, Mary Hellen admitiu sua culpa, pois isso poderia beneficiá-la em relação à pena aplicada. O Itamaraty, por meio da embaixada do Brasil em Bancoc, declarou que tem acompanhado o caso desde 2022, prestando toda assistência necessária à detenta.

Antes de viajar para a Tailândia, Mary Hellen trabalhava em uma churrascaria e havia pedido demissão. Ela havia informado à família que iria para Curitiba encontrar um namorado, porém acabou indo para a Ásia. Com o pai distante e a mãe lutando contra um câncer avançado, a jovem planejava abrir uma empresa de bolos com a irmã e retomar os estudos após cumprir sua pena.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo