O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a importância da reabertura do aeroporto de Rio Grande para auxiliar nas ações de enfrentamento das chuvas que têm afetado a região. Segundo ele, os esforços foram intensos para garantir a retomada das operações, considerando o papel fundamental dos aeroportos regionais neste momento.
Além de Rio Grande, os demais terminais administrados pela Secretaria de Logística e Transportes, como Passo Fundo, Santo Ângelo, Torres, Capão da Canoa, Canela, Erechim e Carazinho, estão operando normalmente. A infraestrutura do aeroporto de Rio Grande será utilizada para operações de resgate aéreo e voos humanitários, conforme explicou o diretor do Departamento Aeroportuário, Marcelo Macedo.
Destaca-se que o Aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, o segundo maior terminal do interior do Estado, tem sido fundamental no apoio às ações de resgate em toda a região. Com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Passo Fundo tornou-se uma importante ligação aérea com São Paulo.
Recentemente, o Ministério de Portos e Aeroportos ampliou o número de voos regionais para os aeroportos de Santo Ângelo e Passo Fundo, com um acréscimo de 116 voos semanais. Essa medida foi tomada devido ao fechamento do Aeroporto de Porto Alegre, reforçando a importância dos aeroportos regionais no contexto atual.
Assim, a reabertura do Aeroporto de Rio Grande e a atuação dos demais terminais administrados pela Secretaria de Logística e Transportes têm sido fundamentais para garantir a conectividade e o suporte logístico necessários diante dos desafios enfrentados na região sul do Estado.