As autoridades gaúchas estão em alerta devido à previsão de novas chuvas fortes que devem atingir o estado neste fim de semana, aumentando o temor de um novo repique na elevação do nível do lago. A situação é preocupante, pois quando o lago atinge 2,5 metros, é emitido um alerta, e quando chega a 3 metros, ocorre a inundação.
Na noite de sexta-feira, as chuvas voltaram a afetar o Rio Grande do Sul, deixando autoridades e população em estado de alerta máximo devido à possibilidade de novas enchentes atingirem as cidades já impactadas pela inundação da semana passada, que resultou em pelo menos 136 mortes. Apesar disso, o volume de chuvas foi menor do que o esperado, trazendo certo alívio.
No entanto, a previsão do tempo indica que chuvas mais intensas estão previstas para a região no fim de semana, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre e nos municípios do norte gaúcho, próximos à serra. A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que manterá equipes mobilizadas para lidar com os danos da atual enchente e também para possíveis repiques na elevação do lago Guaíba.
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que a capital poderá registrar entre 150 mm e 200 mm de acumulado de chuva até segunda-feira, com rajadas de vento de até 100 km/h. Em meio à pior enchente da história de Porto Alegre, o lago Guaíba atingiu o maior nível já registrado nos últimos dias, chegando a 5,30 metros.
Enquanto o nível da água do lago Guaíba apresenta queda, a lagoa dos Patos registra aumento, atingindo 2,48 metros às 7h deste sábado. Com a previsão de chuvas para os próximos dias e uma mudança na direção dos ventos, é possível que haja uma nova elevação do nível do Guaíba para 5 metros. A população e as autoridades seguem em alerta máximo diante da situação de emergência causada pelas chuvas e enchentes no estado.