De acordo com o governo federal, a antecipação representa um adiantamento de aproximadamente 15 dias em relação ao previsto, com o empenho e repasse do Fundo Nacional de Saúde (FNS) previsto para ocorrer até o dia 17 de maio. Os recursos já estavam previstos em parcelas mensais da Assistência Financeira Complementar (AFC), que busca assegurar que estados, municípios, Distrito Federal, entidades filantrópicas e prestadores de serviços contratualizados que atendam pelo menos 60% de pacientes pelo SUS cumpram o Piso Nacional da Enfermagem.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os municípios que não foram contemplados terão a oportunidade de inserir seus dados no InvestSUS até o dia 21 de maio para serem incluídos no repasse, que normalmente é realizado até o último dia útil do mês de referência. A medida inicialmente beneficiará 418 cidades gaúchas, de um total de 497 municípios no Rio Grande do Sul, sendo que 79 ainda não solicitaram a assistência.
Essa antecipação dos recursos para o pagamento do piso salarial da enfermagem é uma maneira de reconhecer o trabalho essencial desses profissionais, garantindo uma remuneração justa e valorizando aqueles que têm se dedicado incansavelmente ao cuidado da saúde da população. A iniciativa do Ministério da Saúde é vista como um gesto de reconhecimento e estímulo para toda a categoria da enfermagem.