O evento de apresentação do programa aconteceu no auditório da Pinacoteca Municipal e contou com a presença de autoridades locais e membros da comunidade surda. A nova plataforma oferece tradução simultânea em Libras, permitindo a comunicação efetiva com o público surdo em seu próprio idioma. O acesso é feito por meio de QR Code, disponível tanto em celulares quanto em computadores. Um intérprete da central fica responsável por intermediar a conversa entre o usuário surdo e o servidor que está prestando o atendimento, promovendo assim a autonomia do público surdo.
O investimento na plataforma SBC em Libras foi de R$ 284,4 mil e a ação foi coordenada pela Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo em parceria com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). A plataforma Icom, utilizada no programa, já é um sucesso em cidades como São Paulo, Campinas, São José dos Campos e em estações da CPTM.
Durante o evento de lançamento, um dos presentes que utilizou a nova ferramenta foi Felipe Robbi Torres, paciente em reabilitação auditiva no Centro Especializado em Reabilitação (CER) há um ano. Ele elogiou a iniciativa, destacando que a medida é um avanço na inclusão e acessibilidade para a comunidade surda, que muitas vezes enfrenta obstáculos para se comunicar e acessar serviços básicos.
Com mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil, a iniciativa de São Bernardo do Campo é um exemplo de como é possível promover a inclusão e garantir o acesso dos surdos aos serviços essenciais. A atuação da municipalidade em prol da acessibilidade é um passo importante rumo a uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos.