O vídeo gravado na quinta-feira revela que a água no aeroporto está alcançando níveis ainda mais altos do que os registrados anteriormente, quase cobrindo as aeronaves estacionadas. A administração municipal e os moradores estão em alerta com o retorno da chuva, temendo a estagnação ou até mesmo um aumento no nível do lago Guaíba devido às mudanças nos ventos.
Desde domingo, o nível do Guaíba atingiu 4,74 metros às 6h15, sendo a primeira vez que a água fica abaixo do nível da maior enchente já registrada em 1941. Na última semana, durante a enchente, uma aeronave da Azul Conecta teve a água atingindo o bagageiro e agora partes das asas já estão submersas.
Diversas aeronaves, incluindo jatos e monomotores, estão sendo afetadas pela subida das águas. Imagens mostram um monomotor com água na altura das janelas, além de jatos Pilatus PC-24 e Hawker 800, e um bimotor turboélice King Air também impactados pela cheia. Os esforços para selar as portas das aeronaves e evitar a entrada de água são visíveis no local.
A situação no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre é um reflexo das intensas chuvas que assolam a região, trazendo prejuízos e desafios para a aviação e para a população local. As autoridades seguem monitorando de perto a situação e buscando soluções para minimizar os impactos causados pelas enchentes.