Os estados que receberam os primeiros lotes na quinta-feira foram Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso. Já nesta sexta-feira, a previsão era de que Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina também recebessem os estoques da vacina atualizada. O Ministério da Saúde garantiu que todas as outras unidades da federação também serão contempladas com as novas doses nas próximas semanas.
As novas doses são destinadas à imunização de públicos-alvo específicos, como pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência, trabalhadores destes locais, pessoas imunocomprometidas, ribeirinhos e indígenas. Desde o início do ano, pessoas do grupo prioritário e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação contra a covid-19.
A vacina contra as novas variantes do coronavírus foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Anvisa. O Ministério da Saúde enfatizou que os imunizantes contra a covid-19 são seguros e eficazes, passando por rigorosos controles de qualidade antes de chegar à população.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ressaltou a importância da vacinação no fortalecimento da saúde da sociedade, especialmente em um momento em que a covid-19 ainda causa preocupação e mortes no país. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o impacto positivo da vacinação na redução de mortes, agravamento da doença e internações pela covid-19.
Todo o esquema vacinal contra a covid-19 está disponível no site do Ministério da Saúde, reforçando a importância da população buscar a imunização para garantir a proteção contra a doença.