Ao todo, 23 profissionais participaram do treinamento oferecido pela Secretaria de Saúde, por meio da gerência de Atenção Básica. Durante o curso, os agentes comunitários receberam uma carga horária de 40 horas, onde foram abordadas 15 disciplinas básicas essenciais para a atuação desses profissionais. Dentre os temas estudados, estão História da Saúde Pública no Brasil, Contextualização do SUS, Rede de Atenção à Saúde, Política Nacional de Atenção Básica, Modelo Assistencial, Territórios de Saúde e Papel do ACS.
Além do conhecimento teórico, os agentes de saúde também receberam um kit de trabalho contendo uma bolsa, um tablet, duas camisetas, dois coletes, um repelente e um protetor solar. Esses itens serão essenciais para auxiliar na realização das visitas domiciliares e na promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
Os ACS, como são conhecidos, têm a responsabilidade de atender até 750 famílias, o que equivale a cerca de três mil pessoas. Eles desempenham um papel fundamental na comunidade, colaborando no diagnóstico das condições de saúde e situações de risco, além de realizar monitoramentos das famílias em sua área de atuação.
Com o encerramento do curso de preparação, os novos Agentes Comunitários de Saúde estão prontos para iniciar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, contribuindo para a melhoria da saúde da população atendida em Mauá.