Sob a curadoria de Maria Luiza Meneses e Cecília Camargo, mais de 60 obras do acervo artístico municipal estão em exibição no Teatro Municipal de Mauá. A exposição destaca a importância da Pinacoteca para o desenvolvimento sociocultural da região do ABC e apresenta uma variedade de artistas renomados, como Lasar Segall, Luiz Sacilotto, Hans Grudzinski e Tomie Ohtake, além de obras de artistas locais como Aluísio dos Santos e Dener de Souza.
Uma das grandes atrações da exposição é a série Oxum, da artista Talita Rocha, que está sendo exibida pela primeira vez na Pinacoteca. O evento também conta com trabalhos inéditos de artistas como Yasuichi Kojima, Sheyla Ayo e Lisa Mangussi. Maria Luzia, curadora da exposição, destaca que a diversidade de técnicas e suportes utilizados pelas obras oferece uma experiência imersiva e sensorial para o público.
Além da exposição, cerca de 25 obras passaram por um processo de restauração no ateliê da especialista Flávia Santos, enquanto todo o acervo foi higienizado e recondicionado para garantir sua conservação. A Pinacoteca de Mauá, criada em 2003, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sociocultural da cidade, oferecendo acesso gratuito à arte e cultura para os moradores locais e servindo como espaço para artistas locais exporem suas obras.
A exposição “Pinacoteca de Mauá – 20 anos de arte, conexões e memória” está aberta ao público até o dia 19 de maio, das 14h às 18h, no Foyer do Teatro Municipal de Mauá. Agendamentos para grupos podem ser feitos pelo telefone 11 4512-7480 e mais informações estão disponíveis no site oficial da Pinacoteca.