A proposta, apresentada pelos vereadores Luna Zarattini (PT) e Milton Leite (UNIÃO), é uma forma de reconhecimento póstumo à cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista, conhecida como a “Rainha do Rock brasileiro”. Rita Lee tinha uma forte ligação afetiva com o Parque Ibirapuera, frequentando o local com frequência e tendo inclusive escolhido o local para seu velório.
Ao longo de sua carreira, Rita Lee também fez referências ao Parque Ibirapuera em suas músicas. Em “Vírus do Amor”, de 1985, ela menciona o parque nos versos “Bizarros casais/ Restos mortais do Ibirapuera”. Além disso, o terceiro álbum de sua carreira, intitulado “Entradas e Bandeiras” e lançado em 1976, tem a imagem do Parque na capa. Em outra música, “As Mina de Sampa”, de 2003, a cantora menciona o local nos versos “As mina de Sampa são branquelas que só elas / Pudera! / Praia de paulista é o Ibirapuera.
Essa homenagem a Rita Lee no Parque Ibirapuera promete emocionar ainda mais os fãs da artista, que deixou um legado musical e cultural importante para o Brasil. A mudança de nome do parque será mais um presente para aqueles que admiram a obra e a vida de Rita Lee Jones de Carvalho.