Porto Alegre em estado de calamidade: nível do Guaíba ultrapassa recorde de cheia em 1941, famílias evacuadas e aeroporto fechado

A cidade de Porto Alegre enfrenta uma situação de calamidade devido ao nível recorde do Guaíba, que atingiu 4,88 metros de altura na madrugada deste sábado (4). Esse valor ultrapassou a maior cheia já registrada no município, ocorrida em 1941, quando o lago subiu 4,76 metros. Como resultado, centenas de famílias tiveram que deixar suas casas e operações de resgate continuam sendo realizadas nas áreas afetadas.

A Defesa Civil local informou que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 71 pontos de bloqueio em vias da capital, na sexta-feira (3), e esse número tende a aumentar devido à previsão de aumento do nível da lagoa nas próximas horas.

O Aeroporto Salgado Filho suspendeu as operações de pouso e decolagem por tempo indeterminado, devido à área de alerta para inundação. A empresa Fraport, responsável pela administração do aeroporto, tomou essa decisão visando garantir a segurança de passageiros e funcionários.

A situação é agravada pela volta da chuva na região, com previsão de chuvas fortes, acompanhadas de ventos, descargas elétricas e granizo. A Defesa Civil emitiu um alerta válido até às 10h deste sábado.

Além de Porto Alegre, outros municípios da região metropolitana também sofrem com as enchentes. Em Canoas, moradores de bairros como Harmonia, Cinco Colônias, Mathias Velho e Central Park estão sendo orientados a buscar abrigos. Já em São Leopoldo, a elevação do Rio dos Sinos atingiu 7,95 metros, afetando a captação e tratamento de água e bloqueando três pontes.

Eldorado do Sul é uma das cidades mais prejudicadas, com todos os bairros atingidos pela cheia do rio Jacuí. O coordenador da Defesa Civil local fez um apelo por ajuda, solicitando barcos e botes a motor para resgatar as pessoas que estão ilhadas em suas residências. A situação é preocupante e exige a mobilização de órgãos públicos e voluntários para auxiliar no socorro às vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo