Os editais dos oito blocos temáticos do CPNU preveem a possibilidade de devolução do valor pago pela inscrição em situações de desastres naturais que prejudiquem a realização das provas devido à infraestrutura comprometida e também em casos de falta de energia elétrica, que afetem a visibilidade do exame por falta de luz natural.
Para participar do Concurso Público Nacional Unificado, os candidatos com nível superior pagaram R$ 90 e os de nível médio desembolsaram R$ 60. As provas estão marcadas para o próximo domingo e serão realizadas em 27 unidades da federação, com dez cidades do Rio Grande do Sul e oito de Santa Catarina entre os municípios escolhidos.
Caso algum candidato seja afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas, ele poderá solicitar o reembolso da taxa de inscrição em até cinco dias úteis após a realização do exame. As solicitações devem ser feitas online, por meio da Área do Candidato no site de inscrição. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio analisarão individualmente as solicitações e realizarão a devolução do valor, se for considerada válida.
No entanto, situações como barulho sem prejudicar a prova, condições climáticas e desconforto com o mobiliário durante a realização do exame não serão consideradas para o reembolso da taxa de inscrição. Além disso, o cancelamento de questões, respostas em branco ou incompletas não serão aceitas como motivo para solicitar a devolução do valor pago.