Com essa expansão, a cidade chega a um total de 98,2 km de faixas azuis, um marco importante para a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. No entanto, essa iniciativa ocorre em meio a um preocupante aumento no número de mortes de motociclistas nas ruas da capital paulista.
Segundo dados da CET, as mortes envolvendo motocicletas na cidade de São Paulo aumentaram 25% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram registradas 108 vítimas nos três primeiros meses deste ano, contra 86 no mesmo período de 2023, de acordo com o Infosiga, sistema de monitoramento da letalidade no trânsito do governo estadual.
A faixa azul, apesar de não estar prevista no Código Nacional de Trânsito, tem sido utilizada como um projeto-piloto pela Prefeitura de São Paulo com resultados positivos na redução do número de mortes de motociclistas nas vias onde foi implementada. A gestão do prefeito Ricardo Nunes planeja ampliar o projeto, com autorização da Senatran, para mais 120 km em 28 vias, com a meta de atingir 200 km até o final de 2024.
As novas faixas azuis serão implantadas em trechos estratégicos, como no corredor Washington Luís, no túnel Ayrton Senna e na avenida Santos Dumont, buscando melhorar a segurança dos motociclistas nas vias da cidade. Atualmente, São Paulo conta com uma frota de 1,3 milhão de motos em circulação, segundo dados da CET.