O grande desafio será a baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a valores próximos de 30%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Tal condição pode causar desconfortos respiratórios e agravar doenças pulmonares, principalmente nas horas mais quentes do dia.
Diante desse cenário, é importante que os moradores se mantenham bem hidratados e evitem exposição direta ao sol entre 11h e 16h. A recomendação é válida também para a noite, que promete ser abafada, com temperaturas na casa dos 28°C às 22h.
Apesar da umidade baixa e do calor intenso, não há previsão de chuvas para o feriado. Os parques da capital estarão abertos, assim como as piscinas públicas dos centros esportivos municipais e CEUs. Além disso, o programa Ruas Abertas bloqueará o tráfego de veículos em áreas como o Minhocão, a avenida Paulista e o bairro da Liberdade.
A onda de calor que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país promete manter as altas temperaturas também na região noroeste de São Paulo nesta quarta-feira, com destaque para Dracena, onde os termômetros podem chegar aos 38°C. Nas cidades vizinhas, como São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos, a máxima deve ficar em torno de 36°C.
Na Baixada Santista, a previsão é de 34°C, enquanto no litoral norte a temperatura deve alcançar os 33°C. Em todo o litoral, o tempo será de sol durante todo o dia, ideal para quem busca aproveitar o feriado ao ar livre.
Portanto, para curtir o feriado do Dia do Trabalho em São Paulo, é recomendável manter a hidratação, evitar a exposição prolongada ao sol e aproveitar as opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece. A previsão é de um dia quente e ensolarado, ideal para aproveitar as atrações da capital paulista.