O anúncio foi feito durante a abertura da 89ª ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG), onde o ministro enfatizou que o novo Plano Safra contemplará produtores que estejam enfrentando dificuldades financeiras no momento. De acordo com Fávaro, o presidente Lula destacou a importância de apoiar os produtores que estão com a “renda achatada”, evitando que caiam na inadimplência.
Além disso, o ministro informou que a “repactuação de dívidas de investimentos” foi aprovada para todos os produtores brasileiros, garantindo que nenhum produtor seja deixado de fora desse auxílio. Para ter acesso a esse benefício, basta que o produtor solicite no banco a revisão de sua dívida alegando incapacidade técnica de pagamento.
A ExpoZebu contou com a presença de importantes autoridades, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais). Durante o evento, lideranças do agronegócio aproveitaram para cobrar do governo medidas mais efetivas para conter as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que recentemente realizou ocupações em defesa da reforma agrária.
Com iniciativas como essa, o governo busca fortalecer o setor agropecuário e garantir o apoio necessário para os produtores rurais enfrentarem os desafios atuais. A expectativa é de que essas medidas contribuam para impulsionar a produção no campo e trazer mais segurança financeira para os agricultores brasileiros.