Policiais militares afastados após lançarem spray de pimenta em músico negro imobilizado na Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo

Na última terça-feira (23), uma dupla de policiais militares foi afastada do serviço de rua após serem flagrados agindo de forma excessiva em um episódio na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. O músico Cesar de Carvalho, de 31 anos, foi vítima da ação dos policiais, que utilizaram spray de pimenta contra ele.

O caso ganhou destaque nas redes sociais após um vídeo ser publicado pelo deputado Renato Freitas, do PT. Nas imagens, é possível ver quando um dos policiais aperta o pescoço de Carvalho e o pressiona contra um portão, enquanto o outro PM borrifa o spray de pimenta diretamente em seu rosto, mesmo estando sem reação, com os braços cruzados.

Em entrevista à reportagem da Folha, o músico relatou que a situação teve início após uma discussão referente ao pagamento do aluguel de onde morava. Mesmo com o aluguel em dia, um homem, que se apresentou como ex-marido da proprietária, tentou forçá-lo a sair do imóvel. A situação se agravou, levando à intervenção dos policiais.

Carvalho foi detido e levado a uma delegacia, onde ficou por cerca de uma hora e meia. Ele relata que não se sente seguro para voltar para casa e que todas as medidas judiciais cabíveis foram tomadas, inclusive ação do Ministério Público.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) emitiu uma nota afirmando que a conduta dos policiais é contrária aos protocolos operacionais da PM e que um Inquérito Policial Militar foi aberto para apurar o ocorrido. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou que falhas de procedimento serão severamente punidas e enfatizou a importância de punir desvios para manter a excelência da corporação policial. O caso, que é mais um em uma sequência de episódios de violência policial, mostra a necessidade de um rigoroso controle de conduta por parte dos agentes de segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo