Desde a madrugada, os moradores relataram intensos tiroteios na região. Como medida de precaução, equipamentos de saúde e uma escola foram fechados. Além disso, algumas linhas de ônibus precisaram ser desviadas devido aos confrontos.
A Polícia Militar emitiu uma nota informando que a operação tem como objetivo o cumprimento de mandados de prisão de foragidos da justiça de outros estados, a repressão à movimentação criminosa e a prevenção de disputas territoriais, além de coibir roubos de veículos. A ação conta com a participação de agentes do Bope, do Batalhão de Polícia de Choque e do Grupamento Aeromóvel, juntamente com a Polícia Civil.
Os impactos da operação também atingiram a área de saúde, com a suspensão do funcionamento de algumas clínicas da família e a interrupção das visitas domiciliares. No transporte público, o sindicato Rio Ônibus relatou que sete linhas tiveram seus itinerários alterados devido aos confrontos.
Por fim, a secretaria estadual de Educação informou que uma escola no Complexo do Alemão precisou ser fechada, enquanto a secretaria municipal de Educação cancelou as aulas na rede pública, devido às atividades de planejamento previstas para o dia. A situação na região continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades competentes.