A iniciativa, lançada recentemente pelas secretarias de Gestão e Governo Digital e dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Detran-SP e a Prodesp, já teve mais de 5.000 downloads. No Estado de São Paulo estima-se que 460 mil pessoas tenham TEA, com mais de 45 mil já possuindo a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Com o adesivo, a ideia é não apenas alertar sobre a presença de um autista a bordo, mas também conscientizar os motoristas para evitarem buzinar, o que poderia causar desconforto aos autistas. Além disso, a identificação facilita que outras pessoas compreendam a situação e ajam com mais cuidado e compreensão.
Mães de crianças autistas, como Sarita e a estilista Izabella Locattelli, destacam a importância da sinalização para garantir mais tranquilidade ao trafegar nas ruas e estacionar. Desde que começaram a utilizar o adesivo, ambas perceberam que as pessoas demonstram mais paciência no trânsito e estão mais dispostas a ajudar.
Para o vice-presidente do Detran-SP, José Hott, a identificação veicular é mais um passo em direção a um ambiente de paz no trânsito, promovendo a compaixão, empatia e convivência harmônica. Especialistas ressaltam a importância da conscientização sobre o autismo e dos benefícios que essa iniciativa traz para as pessoas com TEA.
Para obter o adesivo, basta cadastrar o veículo no portal da CipTEA e fazer a solicitação. Essa identificação auxilia na garantia dos direitos das pessoas com TEA, facilitando o atendimento preferencial nos serviços públicos e privados. A iniciativa já está sendo reconhecida pelos motoristas e contribuindo para uma convivência mais harmônica e tranquila no trânsito.