Beatriz Haddad Maia, atualmente na 14ª posição do ranking mundial, superou a veterana italiana Sara Errani por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em um jogo que durou cerca de 1h15min. Com essa vitória, a brasileira conquistou seu segundo triunfo consecutivo na temporada, algo que não ocorria desde o mês de fevereiro. Destaca-se que Bia havia vencido Anna-Lena Friedsam há 11 dias, durante um confronto entre Brasil e Alemanha, válido pela Billie Jean King Cup, em São Paulo.
A performance de Bia em Madri trouxe lembranças de seus momentos de destaque no ano passado, quando chegou à histórica semifinal de Roland Garros, em Paris. Esta foi a primeira vitória da tenista brasileira na chave principal de Madri, onde até então tinha um histórico desfavorável.
Já Thiago Monteiro, após passar pela fase de qualificação, começou sua jornada na chave principal com uma vitória sobre o sérvio Dusan Lajovic, com parciais de 6/4 e 6/3. Agora, Monteiro enfrentará o grego Stefanos Tsitsipas, atual número sete do mundo, que vem se destacando nesta temporada de saibro na Europa, tendo sido campeão do Masters 1000 de Montecarlo e vice em Barcelona nas últimas semanas.
Na próxima rodada, Beatriz Haddad Maia terá pela frente a americana Emma Navarro, atual 23ª do ranking. As duas tenistas se enfrentaram apenas uma vez, com vitória de Navarro em 2021. A partida promete ser bastante disputada e a brasileira está determinada a seguir em frente na competição, em busca de novos feitos.