Pobreza atinge menores índices desde 2012 no Brasil, aponta senadora em discurso no Plenário do Senado.

A senadora Janaína Farias anunciou em discurso no Plenário nesta quarta-feira (25) que a pobreza e a extrema pobreza no Brasil atingiram os menores índices desde 2012, segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). De acordo com a pesquisa, a taxa de pobreza no país caiu de 31,6% para 27,5%, enquanto a taxa de extrema pobreza diminuiu de 5,9% para 4,4%. Isso significa que 13 milhões de pessoas conseguiram sair da linha da fome e a renda domiciliar per capita alcançou R$1.848, um aumento de 11,5%.

A senadora destacou a importância das políticas sociais implementadas pelo governo, especialmente o Bolsa Família. Ela ressaltou que o programa está presente em um em cada cinco domicílios no Brasil, alcançando 14,7 milhões de lares. Janaína afirmou que o Bolsa Família é fundamental para reduzir a desigualdade socioeconômica no país, como indicam estudos do IBGE e da Fundação Maria Cecilia Vidigal.

Além disso, a senadora comemorou a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do projeto de lei que prorroga por dez anos a política de cotas no serviço público federal e amplia a reserva de vagas em concursos públicos para negros, indígenas e quilombolas de 20% para 30%. A aprovação do PL 1.958/2021 na CCJ é um passo importante para garantir maior representatividade e inclusão no serviço público.

Janaína elogiou o presidente da República e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social por liderarem a reformulação das políticas sociais que contribuíram para a redução da pobreza no Brasil. A senadora ressaltou a importância da Lei de Cotas para promover a igualdade de oportunidades e reparar as injustiças do passado. O projeto ainda precisa passar por mais etapas de votação antes de ser encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo