Mesa-redonda virtual discute organização do acervo documental do antigo município de São Bernardo na região do Grande ABC.

A organização do acervo documental do antigo município de São Bernardo, que abrangia o território do atual Grande ABC, foi o tema de uma mesa-redonda virtual realizada nesta quinta-feira (25/4). O evento, transmitido ao vivo pelo canal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no Youtube, reuniu especialistas e interessados no assunto.

O objetivo do encontro foi apresentar os resultados do Projeto de Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo. Esse projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa), a equipe do Museu de Santo André e o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado, além da Prefeitura de Santo André e do Consórcio ABC.

Durante a mesa-redonda, participaram o diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Santo André, Marco Moretto, a responsável técnica do projeto, Solange de Souza, e a presidente da Amusa, Silvia Passarelli. A mediação foi feita pela gerente de Documentação e Preservação Cultural da Secretaria de Cultura de Santo André, Sra. Mayra Gusman de Souza Brito.

O antigo município de São Bernardo foi sede da documentação público-administrativa até 1938, quando o Distrito de Santo André se tornou a sede da cidade e o município foi renomeado para Santo André. Atualmente, o território do antigo município corresponde às sete cidades do Grande ABC.

A iniciativa de organizar e preservar esse importante acervo histórico é de extrema importância para a memória da região e para a compreensão de sua evolução ao longo do tempo. Através desse trabalho, é possível resgatar e valorizar a história e o patrimônio cultural do Grande ABC, garantindo que as futuras gerações tenham acesso a esse rico legado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo