Presidente Lula avalia volta de Eduardo Cunha à política e faz ressalvas sobre influência no Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 23, na qual abordou a volta do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha à política. Lula afirmou que considera normal o retorno de Cunha, desde que este não tenha influência nas decisões do Congresso Nacional. O ex-presidente ressaltou que acredita que Cunha não exerça tal influência, apesar de sua presença cada vez mais frequente em Brasília.

Eduardo Cunha tem sido visto circulando pelos corredores da capital federal, frequentando o gabinete de sua filha, a deputada Dani Cunha. Ele já declarou que pretende concorrer novamente nas eleições de 2026. Vale lembrar que Cunha foi o responsável pela abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e teve um papel fundamental na articulação que resultou na aprovação do impeachment.

Para Lula, o ex-deputado “tem que saber que o poder que ele tinha jogou no lixo”. O presidente destacou que a votação de Cunha nas eleições de 2022 foi considerada “pífia” e “vergonhosa”, mas que é natural ele visitar o gabinete de sua filha na Câmara dos Deputados. Lula ainda enfatizou que “uma vez deputado, sempre deputado”.

Segundo informações da Coluna do Estadão, Eduardo Cunha tem buscado reconquistar o prestígio entre os deputados, sendo um dos mais prestigiados na recente festa de aniversário do deputado federal Marcos Pereira. Durante o evento, Cunha recebeu diversos cumprimentos e até mesmo foi chamado de “presidente” por outros parlamentares, como Renildo Calheiros.

Vale ressaltar que Eduardo Cunha foi cassado há oito anos por uma maioria expressiva de 450 votos a 10, sob a acusação de utilizar o cargo para obstruir as investigações do Conselho de Ética, em meio às investigações da Operação Lava Jato. A volta do ex-deputado à cena política tem gerado debates e discussões acaloradas nos bastidores do Congresso Nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo