Uma das principais novidades é a total duplicação do trecho de 36,7 km entre Bertioga e Santos, que também contará com ciclovia, passarelas para pedestres, e novos dispositivos em desnível para facilitar o acesso aos municípios. Além disso, 2,8 km de novas marginais serão construídas, e 3 km serão recuperados nesse trecho.
Outra parte importante da concessão é a ligação entre Praia Grande e Peruíbe, que receberá 33 km de ciclovia e terá um foco especial nas marginais. Com cidades como Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe sendo cortadas pelas rodovias, a instalação de marginais com dispositivos em desnível será essencial para garantir a conexão entre os dois lados das cidades. Cerca de 100 km de marginais serão requalificados na região, com pavimentação, iluminação, sinalização e calçamento. Além disso, 9 km de novas marginais serão construídos, sete passarelas serão instaladas, e 26 serão recuperadas.
O trecho entre Peruíbe e Miracatu também terá melhorias significativas, incluindo a construção de 4,4 km de ciclovias, duplicação total da via e a recuperação de marginais, juntamente com a construção de seis novas passarelas.
Essa concessão faz parte de uma série de projetos de infraestrutura que o Governo de São Paulo pretende realizar, com previsão de 13 leilões ao longo de 2024 e um total de mais de R$ 220 bilhões em investimentos privados. Com um forte foco em parcerias público-privadas, o Estado busca melhorar sua infraestrutura e garantir um desenvolvimento sustentável para a região.