Essas licenças são remanescentes de editais realizados no ano anterior e funcionam como autorização para que os motoristas possam operar os táxis. Além disso, serão disponibilizadas 3.698 vagas em 1.198 pontos em todas as regiões da cidade, incluindo 26 vagas no aeroporto de Congonhas.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre os sorteios, como datas, regras e categorias a serem ofertadas. O pacote em direção aos taxistas foi anunciado em um momento estratégico, às vésperas das eleições municipais, onde Nunes tentará se reeleger.
A frota de táxis na capital paulista atualmente conta com 37.237 veículos, distribuídos em diferentes categorias. De acordo com a prefeitura, as novas categorias terão a mesma tabela tarifária dos táxis convencionais, que sofreram um reajuste em outubro passado.
Para as novas categorias de táxis, como os executivos e acessíveis, foram estabelecidos requisitos específicos, como limite de fabricação do veículo, cor, taxímetro, inscrição no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi, entre outros.
Além disso, as picapes também poderão ser utilizadas para transporte de passageiros, desde que atendam a critérios como cabine dupla, peso bruto específico e lotação máxima permitida. A inclusão das picapes como táxis visa facilitar o transporte de objetos como malas e compras.
A Prefeitura de São Paulo ainda não esclareceu como as novas categorias diferem das existentes e há a expectativa de publicação de portarias complementares pelo Departamento de Transportes Públicos para detalhar as especificidades de cada uma delas.