Presidente Lula homologa duas novas demarcações de terras indígenas em meio a polêmica com recuo de outras quatro promessas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), homologou nesta quinta-feira (18) duas novas demarcações de terras indígenas, mas recuou de outras quatro previstas. Lula justificou sua decisão alegando problemas nos territórios não demarcados, como a presença de pessoas vivendo nessas áreas. Ele afirmou que seu governo busca evitar conflitos e possíveis disputas judiciais envolvendo essas terras.

Durante a cerimônia de assinatura dos decretos, realizada no Ministério da Justiça, Lula declarou que o adiamento da demarcação teve o apoio de alguns governadores, inclusive aliados do governo. Ele ressaltou a importância de oferecer alternativas para as pessoas que ocupam essas terras, visando uma solução pacífica para a questão.

O presidente também mencionou um episódio envolvendo um governador que se recusou a conversar com a ministra Sônia Guajajara, representante dos Povos Indígenas. A falta de demarcação das terras não oficializadas gerou revolta entre as lideranças indígenas presentes no evento, que cogitaram um protesto, mas não chegaram a um consenso sobre a manifestação.

Apesar do descontentamento das lideranças, Lula frisou que a demarcação de terras indígenas é uma vitória e destacou a importância de respeitar os direitos ancestrais das comunidades indígenas. Ele também assinou decretos para a criação do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas e a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista, instituições desmontadas no governo anterior.

No entanto, o movimento indígena decidiu não convidar o presidente para o Acampamento Terra Livre, demonstrando insatisfação com as políticas públicas do governo petista até o momento. O movimento pretende cobrar tanto o presidente Lula quanto o Congresso Nacional para avançar nas políticas de garantia dos direitos dos povos indígenas, especialmente no que diz respeito às demarcações de terras que estão em andamento de forma lenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo