Mesmo com uma interrupção de um ano e meio devido à pandemia de Covid-19, o Expresso Turístico retomou suas operações e no primeiro trimestre deste ano registrou um aumento de 59,5% no número de passageiros para Paranapiacaba, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O percurso para Paranapiacaba, com 48 km, é o mais curto entre os três oferecidos, mas é o favorito dos turistas devido à influência inglesa na vila e a importância histórica da SPR (São Paulo Railway) para o desenvolvimento do interior paulista. Jundiaí, com 60,5 km, foi o segundo destino mais procurado, seguido por Mogi das Cruzes, com 55 km de extensão.
A CPTM planeja transportar um total de 36 mil visitantes para os três destinos este ano. Além disso, a companhia estuda a inclusão de uma categoria luxo no transporte turístico, com o uso de uma litorina climatizada e a possibilidade de oferecer serviço de bordo. Também está prevista a implantação de um vagão restaurante e a inclusão de novos destinos para ampliar o público.
Os bilhetes para as viagens são vendidos pelo site da Imply e a liberação ocorre na primeira semana de cada mês. Os embarques são realizados aos sábados, domingos e feriados, com o embarque iniciando às 8h e a partida do trem meia hora depois. O retorno tem embarque iniciado às 16h e partida às 16h30.
A CPTM transporta em média 1,6 milhão de passageiros em dias úteis, em quase 1.700 viagens. Com cinco linhas e 196 km de trilhos, sendo 95 km localizados na capital, a companhia continua a conectar os passageiros e preservar a história do transporte ferroviário em São Paulo.