Frente fria vinda do Sul provoca queda brusca de temperatura na Grande São Paulo a partir desta quinta-feira.

Nesta semana, os moradores da Grande São Paulo vão começar a sentir a chegada da tão esperada queda de temperatura do outono. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria vinda do Sul do país vai atingir a região a partir desta quinta-feira (18), após um dia de chuvas na quarta-feira (17).

A previsão é de uma acentuada queda na temperatura. Enquanto a quarta-feira deve registrar máxima de 29°C, na quinta-feira a máxima não passará dos 20°C, com mínima de 16°C na madrugada. Na sexta-feira (19), a manhã será ainda mais gelada, com temperaturas chegando a 14°C, podendo ser o recorde de frio deste ano na capital paulista. Ao longo do dia, a máxima não ultrapassará os 22°C.

No sábado, a temperatura mínima pode chegar a 13°C, mas a máxima subirá para 25°C, aumentando a amplitude térmica. Já no domingo, a mínima será de 15°C e a máxima poderá atingir os 28°C, sem previsão de chuvas durante o fim de semana.

Essa brusca mudança no clima é resultado da chegada da frente fria, que já está causando chuvas intensas nos estados do Sul do Brasil, com acumulado de até 100 mm por dia, ventos fortes e riscos de alagamentos e queda de árvores. Nas regiões serranas, há até previsão de geada.

Para a região Sudeste, a frente fria chegará mais fraca, com volumes de chuva previstos acima de 50 mm em áreas como o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais a partir de quarta-feira à noite.

Enquanto isso, nesta terça (16) e quarta-feira, antes da chegada da frente fria, o abafamento irá persistir na região metropolitana de São Paulo, com temperaturas variando de 21°C durante a madrugada e alcançando os 29°C durante a tarde. Não há previsão de tempestades, apenas chuvas isoladas à tarde e céu nublado à noite.

A partir de quarta-feira, as condições do tempo irão mudar, com a chegada da frente fria pelo litoral e leste paulista, aumentando a possibilidade de chuvas intensas, alagamentos e elevação dos níveis de córregos e rios. As temperaturas também irão oscilar entre 19°C e 29°C, mantendo a umidade relativa do ar acima de 55%.

Portanto, é importante que os moradores da região estejam preparados para o brusco declínio de temperatura e para as mudanças climáticas que estão por vir nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo