O Perse foi criado para auxiliar os segmentos de turismo e eventos, que foram duramente afetados durante a pandemia de Covid-19 devido às restrições de aglomerações. Este programa prevê medidas emergenciais para compensar os impactos das medidas de isolamento, como a renegociação e desconto de dívidas tributárias e não tributárias, bem como a redução temporária de impostos para os segmentos afetados.
Durante a audiência, Mansur Bassit, gerente de pesquisa da SPTuris, destacou a importância de manter o Perse em vigor para ajudar os empresários a recuperarem seus negócios. Já Fernando Blower, diretor executivo da ANR, apresentou dados que mostram como o setor de restaurantes foi severamente impactado pela crise, sofrendo com falências e demissões em massa.
Armando Campos Mello, vice-presidente do Sindiprom e relações públicas da Ubrafe, ressaltou a relevância do setor de eventos e feiras para a economia, destacando a necessidade de apoio governamental para sua recuperação. Paulo Ventura, presidente da Ubrafe, também enfatizou o papel fundamental dos eventos de negócio na geração de emprego e renda, além de movimentarem a economia local.
Durante a audiência, também foi discutida a situação da hotelaria em São Paulo, que enfrentou grandes desafios ao longo da pandemia, com o fechamento de diversos estabelecimentos. Os participantes do debate concordaram em elaborar um manifesto em defesa da manutenção do Perse, que será encaminhado às autoridades locais e nacionais, a fim de pressionar pela continuidade do programa.
Os vereadores Arselino Tatto (PT) e Sansão Pereira (REPUBLICANOS) também participaram da audiência, que foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na íntegra. Diante dos argumentos apresentados durante o debate, fica evidente a importância do Perse para a recuperação de setores essenciais da economia e a manutenção de empregos na cidade de São Paulo. A pressão política e o engajamento da sociedade civil serão fundamentais para garantir o apoio necessário aos empresários e trabalhadores afetados pela crise.