Recifes de coral do mundo sofrem com evento global de branqueamento devido a temperaturas oceânicas extraordinárias, alertam especialistas.

Os recifes de coral ao redor do mundo estão enfrentando um evento preocupante de branqueamento devido às altas temperaturas oceânicas, conforme anunciado nesta segunda-feira (15) pela Noaa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) e parceiros internacionais. Este é o quarto evento global desse tipo já registrado e espera-se que afete mais recifes do que nunca. O fenômeno de branqueamento ocorre quando os corais ficam estressados e perdem as algas simbióticas, essenciais para sua sobrevivência. Caso a temperatura da água permaneça elevada por muito tempo, os corais podem chegar a óbito.

Os recifes de coral são ecossistemas vitais que sustentam uma variada fauna marinha e fornecem proteção costeira. O valor econômico dos recifes de coral foi estimado em US$ 2,7 trilhões anualmente. Este evento global de branqueamento é resultado do desequilíbrio climático que tem ocorrido ao longo dos últimos anos, levando a temperaturas oceânicas anômalas.

De acordo com especialistas, mais de 54% da área de corais do mundo já experimentou estresse térmico de branqueamento no último ano, com um aumento de aproximadamente 1% por semana. Os cientistas preveem que este evento seja o mais extenso já registrado em termos de área afetada. As mortes de corais foram confirmadas em diversos países, incluindo a região da Grande Barreira de Corais na Austrália, que está enfrentando um dos piores eventos de branqueamento já observados.

A comunidade científica destaca a urgência de ações globais para reduzir futuros eventos de branqueamento, principalmente impulsionados pelas emissões de carbono. Pesquisas estão em andamento para desenvolver corais mais tolerantes a altas temperaturas, e há relatos de corais migrando para regiões mais frias em busca de sobrevivência.

Apesar dos esforços em curso, os desafios como a acidificação dos oceanos ainda representam ameaças significativas para a sobrevivência dos recifes de coral. Os cientistas alertam que o mundo perderá a maioria de seus recifes de coral caso o aquecimento global ultrapasse 2°C. A esperança reside na ação imediata e efetiva para combater as mudanças climáticas e preservar esses ecossistemas marinhos fundamentais para a vida na Terra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo