O jogo começou com a expulsão do técnico Jair Ventura, do Atlético-GO, por reclamação, logo nos primeiros minutos. O técnico do Flamengo, Tite, demonstrou insatisfação com a rigidez da arbitragem nesse lance. Ainda na primeira etapa, Alix Vinicius foi expulso por cometer falta em Pedro, quando era o último homem na defesa goiana.
O primeiro gol veio nos acréscimos do primeiro tempo, com um belo chute de falta de De La Cruz, colocando o Flamengo na frente. No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Atlético-GO buscou o empate com Luiz Fernando, de cabeça.
O jogo seguiu com mais polêmicas, incluindo um pênalti desperdiçado pelo Atlético-GO e outro marcado em meio a discussões sobre uma possível infração de Maguinho. Após revisão do VAR, o gol da vitória do Flamengo veio com Pedro, já nos acréscimos da segunda etapa.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o São Paulo, enquanto o Atlético-GO visita o Botafogo. Outro destaque da rodada foi a vitória do Vasco sobre o Grêmio, também com participação da arbitragem em lances controversos.
O Athletico Paranaense não tomou conhecimento do Cuiabá e goleou por 4 a 0, se destacando na primeira rodada. Já o Corinthians e o Atlético-MG ficaram no empate em 0 a 0, com o Galo jogando com um jogador a menos durante todo o segundo tempo.
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 já mostrou que a emoção e as polêmicas estarão presentes ao longo da competição, prometendo grandes jogos e disputas acirradas.